Uma das coisas mais importantes que as pessoas deveriam fazer é exibir uma energia calma e assertiva quando próximos de seus cães – e é uma boa maneira de se abordar a vida em geral.

Mas como fazer isso?

 

A boa notícia é que assim que você descobrir como atingir esse estado de espirito, isso se torna mais instintivo e fácil de se fazer.

 

Qualquer pessoa pode aprender como emitir uma energia calma e assertiva. Aqui estão cinco passos para que você também consiga:

  • O seu cão não está se comportando mal de propósito

Não importa o que pareça, o seu cão não está fazendo xixi no chão ou comendo seus sapatos para se vingar de você.

Quando o seu cão faz coisas desse tipo, é um sinal de que você não está preenchendo as necessidades dele – mas eles não sabem disso.

Cães entediados podem se tornar destrutivos e cães inseguros podem urinar se apresentarem medo. É o seu trabalho, como líder da matilha, de assegurar de que eles estejam se exercitando e que tenham a energia drenada durante esse tempo e de que a vida deles tenha estrutura através de regras, limites e limitações, e que você os deixe com algo intelectualmente estimulante – como um brinquedo recheado com guloseimas – nos momentos que você o deixar sozinho.

 

Lembre-se, ao contrário das crianças, você não pode racionalizar com cães e explicar para eles que algo que fizeram é errado. Não leve o comportamento de um cão para o lado pessoal e não se aborreça por causa disso. Leve isso como a maneira deles de lhe dizer que você está esquecendo de os completar de alguma maneira.

 

  • A energia do seu cão é um reflexo da sua

A maneira mais rápida de dizer qual energia você está projetando ao universo é olhando para o seu cão, especialmente durante os passeios. Se o seu cão não está calmo e com energia moderada, então você também não está.

 

O seu cão fica incontrolável ao ver outros cães? Então você possivelmente está nervoso ou tenso sobre um possível encontro com outros cães.

 

O seu cão está hesitante ao sair para caminhar, se recusando a te seguir e puxando de volta? Se pergunte como você está se sentindo no momento. Você talvez esteja nervoso ou inseguro.

 

Como o seu cão se comporta em casa? Late para todos que passam na rua ou ele está calmo e submisso? Novamente, tudo é um reflexo da energia que você transmite ao seu cão. O que é ótimo sobre isso, é que você pode usar o seu cão como um termômetro para checar a sua “temperatura emocional. ”

 

  • Tente viver o momento

Existe um ditado assim: “Se você está depressivo, está vivendo no passado, se você está ansioso, você está vivendo no futuro. Se você está em paz, está vivendo no presente. ”

 

Muitas de nossos estados de emoções negativas se dão por não vivermos no presente. O passado nos traz arrependimentos das coisas que fizemos ou deixamos de fazer, enquanto o futuro nos traz preocupações de coisas que podem ou não acontecer.

 

Não podemos mudar o passado e viver no futuro até que isso se torne o presente. Focando em o que está acontecendo agora vai nos ajudar a encontrar uma energia de calma. Isso é o que nossos cães naturalmente fazem, sendo essa uma das grandes lições que podemos aprender deles.

 

 

  • Reconecte-se com a natureza

Separe um tempo para ir regularmente a lugares onde a natureza lhe cerca. Pode ser um parque, a praia, as montanhas, ou qualquer lugar que lhe atrair. Deixe o seu celular desligado, caminhe com o seu cão e apenas observe o que está em sua volta.

 

Aprenda a escutar a natureza e absorver as interações da terra, plantas e animais. Pare de pensar sobre o que está acontecendo no seu dia-a-dia e foque nas sensações; o que você vê, escuta, cheira e sente.

Respire fundo e talvez até medite.

 

Esse é o mundo que o seu cão vive. Também é o mundo onde todos os humanos nascem. É apenas mais fácil para as pessoas perderem o costume com isso.

 

  • Reabilitar o seu cão é um processo

Uma das coisas mais raras é ter um cão que nasce perfeito – sempre obedece, nunca destrói os sapatos sai para passear sozinho e volta no horário. Se você é o dono de um desses cães, parabéns.

 

Caso contrário, você é como a maioria dos donos de cães. E você pode sentir que nunca irá conseguir resolver um problema. Entretanto, essa atitude pode se tornar uma armadilha.

Se lembra do que falamos sobre viver no futuro? Bem, se preocupar dessa maneira nunca o tornará capaz de reabilitar o seu cão.

 

Tenha o foco no pequeno sucesso ao longo do caminho enquanto eles acontecem. Em breve, o pequeno sucesso vai se tornar mais constante até você começar a aprender a ter médios sucessos e os grandes também. Ao mesmo tempo, pare de se preocupar com o que vai acontecer, e aprenda a viver no momento.

 

Aprender a exibir uma energia calma e assertiva não é um grande mistério. É uma qualidade natural que devemos praticar diariamente.

Isso é o que fazemos na Aufabeto, o primeiro centro de educação e psicologia canina em Belo Horizonte – vivendo o presente e transmitindo a energia correta para o ambiente.